/apidata/imgcache/d33f93efc508bc03828f638f58aa6488.png?banner=top&when=1768508088&who=261

Cineteatro São Luiz exibe filmes gratuitos para crianças e famílias nas férias de janeiro de 2026

Programação especial de férias, entre 8 e 17 de janeiro, na capital alencarina (Fortaleza - CE), traz sucessos como Sonic 3 e Harry Potter.

Atualizado em 30/12/2025 às 20:12, por Nádia Juvêncio.

Fachada do Cineteatro São Luiz.

Fonte: Secult CE.

Filmes que fizeram sucesso nos últimos anos e encantaram público de todas as idades serão exibidos em um projeto especial de férias do Cineteatro São Luiz, localizado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, capital cearense.

De 8 a 17 de janeiro de 2026, o São Luiz promove uma programação especial, com sessões gratuitas, voltadas ao público infantojuvenil e às famílias, em que poderão rever filmes como "Sonic 3", "Meu Malvado Favorito 4" e longas da franquia “Harry Potter”!

/apidata/imgcache/a3de3e44a3c1ff3821b2299628cd7d5c.jpeg?banner=postmiddle&when=1768508088&who=261

O Cineteatro São Luiz, com a maior parte da programação gratuita ou a preços populares, garante acesso da população à cultura. Acesso este, que possibilita trocas, experiências e conhecimento. Este equipamento se reafirma como um espaço cultural essencial em Fortaleza, proporcionando acesso à cultura e ao entretenimento para todos, especialmente durante as férias escolares. A recente e já histórica trajetória é marcada pela conquista de um público diversificado. De tão plural, a Casa passou a se referir ao seu público como “públicos”, uma vez que atende com suas programações desde crianças até idosos, pessoas das mais variadas classes sociais de 90% dos bairros de Fortaleza, além de municípios vizinhos e turistas de todo o Brasil e do exterior, segundo a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE).


Dicas para aproveitar os filmes gratuitos nas Férias de janeiro de 2026


Para participar, basta chegar ao local e apresentar um documento oficial com foto. Não haverá distribuição de ingressos e a entrada será permitida até 30 minutos após o início da sessão. A organização orienta que não é permitido entrar com alimentos ou bebidas, exceto água.


Veja a Programação!


As sessões serão realizadas na Sala Luiz Severiano Ribeiro, com datas e horários variados, com opções pela manhã e tarde, classificação indicativa para cada filme. O projeto busca ampliar o acesso ao cinema durante o período de férias escolares, mantendo as exibições abertas ao público.
 

🍿 8/1 (QUINTA-FEIRA)

10h - SONIC 3 – O FILME

13h30 - MEU MALVADO FAVORITO 4

15h40 - HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

 

🍿9/1 (SEXTA-FEIRA)

10h - SONIC 3 – O FILME

13h30 - MEU MALVADO FAVORITO 4

15h40 - HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA

 

🍿10/1 (SÁBADO)

10h - SONIC 3 – O FILME

14h - HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN

 

🍿11/1 (DOMINGO)

10h - MEU MALVADO FAVORITO 4

14h - HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO

 

🍿14/1 (QUARTA-FEIRA)

13h30 - SONIC 3 – O FILME

16h - HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX

 

🍿15/1 (QUINTA-FEIRA)

10h - SONIC 3 – O FILME

13h30 - MEU MALVADO FAVORITO 4

15h40 - HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE

 

🍿16/1 (SEXTA-FEIRA)

10h - MEU MALVADO FAVORITO 4

14h - HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 1

 

🍿17/1 (SÁBADO)

10h - SONIC 3 – O FILME

14h - HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 2


Saiba mais sobre o Cineteatro São Luiz

Erguida no centro histórico de Fortaleza (CE), a obra do empresário cearense Luiz Severiano Ribeiro restaurada e administrada pelo Governo do Estado do Ceará, segue como marco simbólico, afetivo e patrimonial da cidade. Guarda em sua clássica arquitetura e na vocação para a cultura e entretenimento parte significativa da trajetória das artes no estado do Ceará.

Após uma grande reforma, um restauro de fôlego e uma modernização de ponta em seus equipamentos de projeção, luz, som e mobiliário, o São Luiz foi reinaugurado em dezembro de 2014, recuperando seu projeto original de ser uma casa de cinema e de espetáculos. Em maio de 2015, passou a oferecer programação cultural para os cearenses, marcando, a partir daí, uma nova fase na história da cultura no Estado.

Nesses últimos anos, tornou-se capaz de abrigar, em alta performance, não apenas a linguagem cinema, mas também música, teatro, dança, circo, humor, literatura, artes visuais, culturas tradicionais e artes integradas, além de palestras e debates. O espaço dinamizou a cena e o cenário artístico do Ceará em conexão com o Brasil e o Mundo, posicionando-se como um equipamento cultural e de grande valor simbólico e afetivo na requalificação do Centro e do convívio sociocultural na capital cearense, além de ser um elemento vital no direito à cidade, no direito de pensar a cidade a partir da arte e da cultura.

A Casa também é um marco arquitetônico da capital e um dos mais belos cinemas do Brasil, além de ser um dos raros cinemas de rua ainda em atividade no País. Não por acaso, tem grande valor simbólico, patrimonial e afetivo para a população cearense.

Pode ser considerado uma travessia temporal cravado em plena Praça do Ferreira, coração da cidade de Fortaleza. Temporal porque quase todo mundo tem uma história com o São Luiz. Uma memória afetiva e estética. Ele é intergeracional. Pais e filhos, netos e avós o frequentam porque há uma existência sentimental com o São Luiz que vem marcando gerações do antes, do agora e do porvir. Uma casa de espetáculos que une tradição e modernidade, reinvenção com lembranças. O São Luiz tem seus alicerces fincados no passado, seu corpo no presente e suas asas no futuro. Ele perdura no tempo reinventando-se no presente com sua proa navegando para o futuro,

Secult CE.

 


Inauguração do Cine São Luiz

Em 26 de março de 1958, o empresário cearense Luiz Severiano Ribeiro inaugurou aquele que foi considerado por muitos e pelo próprio Severiano a joia da coroa do seu circuito exibidor, então o maior do Brasil: o Cinema São Luiz. Sucesso absoluto desde seu momento inaugural, o Cinema São Luiz foi, durante os anos que se seguiram à sua inauguração, a estrela maior da sétima arte no Ceará e espaço simbólico e efetivo de contato com a arte para gerações de cearenses.


Patrimônio Histórico e Cultural do estado do Ceará

No ano de 1991, o Cinema São Luiz foi tombado como patrimônio histórico e cultural estadual.


Torna-se Bem Público

Em outubro de 2011, após uma negociação que visava não só a preservação física, mas também a manutenção das atividades culturais, o Cinema São Luiz foi adquirido pelo Governo do Estado do Ceará, tornando-o um bem público e instituição cultural vinculada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.


Reforma e Revitalização

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), foi restaurado entre os anos 2013 e 2014 e reinaugurado em dezembro de 2014, pelo Governo do Estado com uma nova configuração, tornando-se capaz de receber com muita qualidade espetáculos de dança, música, teatro e outras linguagens, além de outros eventos. Desde maio de 2015 o Cineteatro São Luiz oferta uma programação semanal constante, sendo palco de grandes espetáculos, estreias de filmes e eventos diversos, sempre com grande público.

As obras de restauração e recuperação do São Luiz incluíram um pacote de melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso e revestimento, além de novos assentos (também na tradicional cor vermelha) e equipamentos de projeção e de áudio. O investimento possibilitou que o equipamento histórico-cultural fosse devolvido à sociedade como um dos mais modernos da atualidade.

 

Novos assentos (também na tradicional cor vermelha), do Cineteatro São Luiz
Fonte: Secult CE.



Ao mesmo tempo, o Cine São Luiz teve preservada sua memória, pois as características arquitetônicas originais, em suas qualidades estéticas e históricas, foram mantidas. Com a adaptação do São Luiz à nova configuração de cineteatro e às normas técnicas e de acessibilidade, a capacidade foi reduzida de 1.500 para 1.050 lugares.


Reinauguração

Nos dias 22 e 23 de dezembro de 2014, data da reinauguração, foram realizadas duas sessões especiais do primeiro filme exibido em sua história, Anastácia, além de apresentações de artistas líricos cantando temas natalinos e da Orquestra Eleazar de Carvalho executando peças de Alberto Nepomuceno.


Cineteatro São Luiz nos dias atuais

Este equipamento faz parte do circuito cultural da cidade, funcionando como cineteatro, sua função original, pois vem dispondo novos sentidos à ocupação cultural do centro de Fortaleza e atendendo diversos artistas do Ceará, a partir da criação de seis possibilidades de palcos para otimizar todos os espaços possíveis em diversas faixas de programação que atendem às mais variadas linguagens artísticas, desde de diversos projetos cinematográficos, teatrais e musicais.


Escolha da Programação

Com a maior parte da programação gratuita ou a preços populares, esta é pensada para os que gostam de consumir cultura, mas também para aqueles que não sabem que gostam, como já inspirava Gilberto Gil. Para os que já frequentam os equipamentos culturais, mas também para aqueles que não sabiam que podiam usufruir desse direito. Para os que tinham esquecido de como era bom.

 

Apresentações artísticas realizadas no Cineteatro São Luiz
Fonte: Secult CE.



No Cineteatro São Luiz, de 2015 a 2022 foram mais de 1,3 milhão de espectadores em 6,6 mil atividades. Este equipamento é também uma experiência estética. Um lugar de formação de plateia, público, audiências, mas, sobretudo, de formação de repertórios artísticos e culturais, capazes de ampliar horizontes e conhecimentos, capacidades críticas e inventivas de ser e de estar no mundo. As artes expandem e o São Luiz é uma casa de artes expansivas. Além de belo, traz uma grande qualidade técnica como sala de cinema e casa de espetáculos de referência nacional, oferecendo uma programação acessível, consistente e crescente para formar o hábito e o imaginário do espaço,

Secult CE.