Maior monumento do Mundo, dedicado à Nossa Senhora de Fátima, foi inaugurado no estado do Ceará
Imagem tem 54 metros de altura; supera a do Cristo Redentor; e a expectativa é de que se torne um dos principais pontos de visitação da região do Cariri.
Foto: Estácio Júnior e George Braga / Casa Civil
Estátua de Nossa Senhora de Fátima, a maior do Mundo, de acordo com o Governo do Ceará, está em território brasileiro. O monumento de 54 metros, contou com investimento avaliado em 3,2 milhões de reais e está localizado na cidade de Crato, na região do Cariri, no Ceará. O evento de entrega da estátua aos fiéis, aconteceu no mês de novembro (13) do ano corrente, "reuniu cerca de 39 mil pessoas (advindas de 130 caravanas de seis estados brasileiros)", segundo a prefeitura cratense.
A solenidade de inauguração integrou o Jubileu Mariano Diocesano, teve presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que desembarcou em solo nacional vinda de Portugal e passou por diversos pontos do Cariri, entre os dias 10 e 13 de novembro de 2025. Uma realização da Prefeitura e da Diocese de Crato, com apoio do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal e do Sistema Fecomércio/Sesc, no dia da inauguração ocorreu uma missa campal, a bênção inaugural e shows (do Padre Fábio de Melo, da Irmã Raquel e Patrícia), vindo a contar com a participação de muitas autoridades, a exemplo: do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana; do atual governador do Ceará, Elmano de Freitas; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; e do prefeito do Crato, André Barreto.
O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, natural do Cariri, enfatizou a importância do monumento para sua terra natal.
“Essa imagem simboliza esperança, proteção e consolo. Que esse espaço possa ser sempre um espaço de orações e reflexão. Porque o mundo está precisando de amor, fraternidade, carinho e proteção”,
Elmano de Freitas destacou que o Governo do Ceará investiu mais de R$ 6 milhões na pavimentação da via de acesso ao monumento. Intervenção que fora entregue em 2022 e consistiu na qualificação da estrada com pavimentação asfáltica, meio-fio, sinalização e serviços complementares, visando a melhoria do acesso. E que este monumento de Nossa Senhora de Fátima é um presente para os romeiros, mas também para todo o Estado.
“É uma alegria muito grande estar hoje na cidade do Crato, a cidade mais católica do Brasil. Essa nova imagem expressa o fervor mariano do povo do Crato, do povo do Cariri”,
A partir deste novo monumento, amplia-se o calendário religioso da região do Cariri (esta que é marcada pelo espírito romeiro e devocional), bem como o potencial não só religioso, mas turístico e cultural da cidade de Crato.
CONHEÇA O ARTISTA PLÁSTICO RESPONSÁVEL PELA ESTÁTUA
A obra é do artista plástico, o escultor petrolinense (PE), Ranilson Viana, inspirada na réplica da peregrina mundial que está localizada na catedral de Nossa Senhora da Penha e esculpida pelo escultor português Guilherme Ferreira Thedim.
Ranilson, que registrou o passo a passo da construção da escultura em suas redes sociais, contou que o caminho até se tornar artista começou com o desejo de construir um quarto para o filho e que ver a imagem de Nossa Senhora de Fátima erguida não é apenas a conclusão de uma obra e sim a entrega de um presente para a população cratense, brasileira e mundial.
'Meu filho não está mais comigo, mas ele veio para me transformar em um escultor. Através das minhas esculturas, nem tenho mais lágrimas para chorar, mas é muito gratificante estar aqui neste momento tão especial para o Ceará, para o Brasil e para o Mundo.'
CARIRI
A região do Cariri composta por cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, entre outras, é conhecida pelo seu forte viés de turismo religioso, que movimenta, em média, cerca de 2,5 milhões de reais por ano, segundo o Governo do Ceará. Um dos motivos é o fato de duas figuras populares serem da região: Padre Cícero, em processo de beatificação; e a beata Menina Benigna.
O novo monumento deve marcar uma expansão do turismo religioso da região, que conta com grande movimentação de fiéis todos os anos. A expectativa do município é de que sejam realizadas romarias direcionadas ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima, criando uma cultura romeira em torno da obra.









