Visita temática, oficina de Carnaval e o retorno do Pouso de Férias, marcam a primeira semana das Férias na Pinacoteca do Ceará
O museu oferece atividades gratuitas e inclusivas, para crianças e adultos, desde a Visita Temática “Fotopoéticas do Sertão” e a primeira oficina de Estandartes para Carnaval.
Fonte: Ascom Pinacoteca do Ceará.
A Pinacoteca do Ceará apresenta a programação de quarta-feira (07.01) a domingo (11.01). A agenda gratuita, celebra o período de férias e o início das oficinas de pré-carnaval. O Museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. O acesso ao espaço e a todas as atividades é gratuito.
A programação começa na quarta-feira (07.01) com o retorno do Pouso de Férias, projeto que no Mês da Visibilidade Trans apresenta a “Oficina de Colagem Manual” com Izaaaki, das 12h30 às 13h30, no hall, com acessibilidade em Libras. A atividade formativa foi selecionada no Edital de Credenciamento de Atividades Artísticas e Formativas, lançado pelo museu no ano passado. No final da tarde, às 17h, o pátio recebe o “Yoga ao Pôr do Sol”, com a prática meditativa Sahaja Yoga, conduzida por Gracy Furtado. São 30 vagas disponíveis e as inscrições acontecem uma hora antes, na recepção.

Fonte: ASCOM Pinacoteca do Ceará.
Na quinta-feira (08.01), às 16h, o público pode participar da visita temática “Fotopoéticas do Sertão”, com Iuri Tavares. O percurso foca na exposição “Existências Paralelas – acervo em (des)construção”. A atividade propõe um mergulho na história da fotografia cearense, com foco no trabalho de fotógrafos itinerantes como os de máquina lambe-lambe e nas fotopinturas de artistas como Telma Saraiva e Mestre Júlio. A visita celebra o Dia Nacional do Fotógrafo e busca investigar o contexto desses registros e sua importância. Haverá acessibilidade em Libras. São 20 vagas, com inscrição a partir de uma hora antes.

Fonte: ASCOM Pinacoteca do Ceará.
Na sexta-feira (09.01), às 15h, acontece a visita mediada pelas exposições em cartaz. Conduzida por arte-educadores do museu, a atividade é acessível em Libras e oferece 20 vagas, com inscrição a partir de uma hora antes na recepção.
FIM DE SEMANA NO MUSEU
O sábado (10.01) marca o início do clima de folia ao longo do mês, com a Oficina de Estandartes para Carnaval, das 15h às 17h, no Ateliê 1. A atividade será conduzida por Beatriz Gurgel, Lígia Bessa e Iuri Tavares, convidando o público a criar as peças artesanais tradicionais das festas de carnaval de rua. A oficina é acessível em Libras e conta com 15 vagas, com inscrição a partir de uma hora antes.

Fonte: ASCOM Pinacoteca do Ceará.
Para o público infantil, o domingo (11.01) é dedicado ao Ateliê Criança Cria “Fazer do museu um canteiro de flores”, com Iuri Tavares, em duas sessões, às 10h e às 15h. A atividade propõe uma criação lúdica de flores artesanais, seguida de intervenção nos espaços do Museu e é destinada a crianças a partir de 4 anos, que devem estar acompanhadas de um responsável. A atividade conta com 15 vagas por sessão, inscrição por ordem de chegada.
MOSTRAS EM CARTAZ
O público do Museu é convidado a visitar as exposições em cartaz, em especial a “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, que se despede do museu neste último mês. A mostra, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, estará em cartaz até 25 de janeiro de 2026.
A Pinacoteca do Ceará também mantém em exibição outras grandes mostras: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea, em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, prorrogada até 24 de maio de 2026; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira.
O público pode conferir, ainda, a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro. A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Fonte: Secult CE.
A Pinacoteca do Ceará, localizada no coração da capital cearense, Fortaleza, mais precisamente na rua 24 de Maio, 34, é um museu público, inaugurado em dezembro de 2022, integrante da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará. Conta com 4 pavilhões expositivos e diversas áreas para oficinas e ações educativas. Desde sua abertura, já recebeu mais de 272 mil visitantes. Sua missão é salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, promovendo a inclusão de todos os públicos e oferecendo atividades formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
Este equipamento público e cultural é tido como: um farol da cultura artística brasileira; uma janela para as ricas tradições artísticas do País, ao mesmo tempo que proporciona uma perspectiva moderna sobre os movimentos contemporâneos. Desde obras dos primeiros artistas coloniais até artistas contemporâneos de vanguarda, cada peça conta uma história, revelando as influências, inspirações e aspirações de gerações de artistas.
O próprio edifício, com a sua arquitetura majestosa, é um testemunho da importância dada à arte e à cultura em Fortaleza. No interior, as salas amplas e bem iluminadas oferecem aos visitantes a oportunidade de mergulhar plenamente nas obras expostas, sejam pinturas, esculturas ou instalações artísticas. As coleções permanentes da Pinacoteca, traçam um percurso cronológico pela história da arte brasileira. As exposições temporárias, por sua vez, oferecem uma diversidade renovada, ora destacando artistas locais emergentes, ora figuras internacionalmente reconhecidas. Essas exposições permitem que este equipamento cultural permaneça na vanguarda do cenário artístico, ao mesmo tempo que oferece aos seus visitantes descobertas em constante mudança.
A Pinacoteca do Ceará, ao combinar passado, presente e futuro, afirma-se como um lugar essencial para todos os amantes da arte e para aqueles que desejam compreender a alma criativa do Brasil.
SERVIÇO
Programação Férias na Pinacoteca do Ceará
Pouso de Férias “Oficina de colagem manual”
7/1/2026 | Quarta-feira | 12h30 às 13h30
Com: Izaaaki
Local: Hall da Pinacoteca
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
15 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção.
Yoga ao Pôr do Sol (Sahaja)
7/1/2026 | Quarta-feira | 17h às 18h
Com: Gracy Furtado
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
30 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção.
Visita Temática “Fotopoéticas do Sertão”
8/1/2026 | Quinta-feira | 16h às 17h
Com: Iuri Tavares
Local: Exposição “Existências paralelas - acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção.
Visita Mediada
9/1/2026 | Sexta-feira | 15h às 16h
Com: arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção.
Oficina de Estandartes para Carnaval
10/1/2026 | Sábado | 15h às 17h
Com: Beatriz Gurgel, Lígia Bessa, Iuri Tavares
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
15 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção.
Ateliê Criança Cria “Fazer do museu um canteiro de flores”
11/1/2026 | Domingo | Manhã 10h às 11h | Tarde 15h às 16h
Com: Iuri Tavares
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
15 vagas. Para crianças a partir de 4 anos acompanhadas de pelo menos um responsável
Inscrição por ordem de chegada.
SAIBA MAIS:
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição; abafadores de ruídos; videoguias em Libras; cadeira de rodas; intérpretes de Libras; e peças táteis.









