/apidata/imgcache/d33f93efc508bc03828f638f58aa6488.png?banner=top&when=1768560839&who=261

Governo do Estado da Bahia lança campanha pelo fim da violência contra a mulher, na abertura do Baianão 2026

Com transmissão exclusiva pela TVE, a campanha "Feminicídio Zero" terá diferentes formatos de comunicação.

Atualizado em 11/01/2026 às 21:01, por Nádia Juvêncio.

Campanha

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), lançou, neste sábado (10.01), uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher - "Feminicídio Zero", durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol 2026 (O Baianão), que foi marcada pela partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, às 16h, no Estádio Barradão, em Salvador (BA). O objetivo é prevenir todas as formas de violência baseada em gênero, utilizando a visibilidade, o alcance social do esporte como ferramenta de conscientização, transformação cultural, romper o silêncio, incentivar a busca por ajuda e as denúncias de casos de violência contra a mulher pelo Dique 180 (também voltado para o acolhimento e a orientação).

/apidata/imgcache/a3de3e44a3c1ff3821b2299628cd7d5c.jpeg?banner=postmiddle&when=1768560839&who=261

A campanha utiliza diferentes formatos de comunicação para chamar a atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e violência vividas por mulheres. Antes do início das partidas, assim como ocorreu neste sábado (10.01), os jogadores devem entrar em campo vestindo jaquetas que cobrem os uniformes e exibem manchas roxas, simbolizando marcas de agressões que muitas vezes permanecem ocultas ou são silenciadas. A ação também reforça sobre a existência de uma rede estadual de acolhimento e proteção às mulheres.

Além da ação simbólica em campo, uma Unidade Móvel de Atendimento Multidisciplinar às Mulheres da SPM esteve posicionada das 15h às 16h30, na entrada principal do estádio Barradão, oferecendo orientações e informações sobre os tipos de violência contra a mulher, direitos e formas de buscar apoio.

A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, disse que esta é mais uma estratégia na luta pelo fim da violência contra as mulheres e a Unidade Móvel da SPM estará presente nas entradas de alguns estádios durante dos jogos do Baianão 2026.

Esta campanha foi idealizada pelo nosso governador Jerônimo Rodrigues, aproveitando a visibilidade do Baianão, com transmissão ao vivo, para também fazermos essa mobilização de respeito e proteção das mulheres. Queremos, com isso, chamar a atenção de todas as pessoas para o fato de que a violência contra a mulher não é normal, não pode ser naturalizada e este enfrentamento é uma responsabilidade coletiva. Então, estamos unindo forças com a Federação Baiana de Futebol (FBF), com os 10 clubes do campeonato, a Defensoria Pública-Geral do Estado e o Irdeb, nesta parceria, 

afirmou Neusa Cadore.

A ação integra uma agenda permanente de enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio no estado da Bahia. A campanha ganha ainda mais relevância diante dos dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontam que, a cada seis minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual no Brasil; a cada seis horas, uma mulher é morta por feminicídio, sendo 63% mulheres negras; e três em cada 10 mulheres já foram vítimas de violência doméstica no País. Em dias de jogos, o número de ameaças contra mulheres aumenta, em média, 23,7% e os casos de lesão corporal dolosa no contexto da violência doméstica crescem 20,8% em comparação aos dias sem jogos. Estes dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


Reações do Público Presente

Entre o público presente, a iniciativa foi avaliada como um gesto relevante no enfrentamento à violência de gênero. O comerciário Carlos Henrique Almeida destacou a importância da mensagem no ambiente esportivo.

A ação faz a gente refletir sobre atitudes que muitas vezes são naturalizadas. É um chamado direto para nós, homens,

disse Carlos Henrique Almeida.

 

Já a personal trainer Ana Paula Santos ressaltou que a campanha ajuda a dar visibilidade a um problema muitas vezes invisível.

Quando a gente vê essa mensagem logo no começo do jogo, entende que não é só futebol. É um alerta importante, 

afirmou Ana Paula Santos.

Avaliação do presidente do ILPV, sobre a Campanha "Feminicídio Zero"

Para o advogado e presidente do Instituto Lutando por Preservação de Vidas - ILPV (que está sediado no estado do Rio de Janeiro, mas presente em todos os demais estados do Brasil, centrando dentre suas principais bandeiras o fim da violência contra a mulher e do feminicídio), Fábio Tobias toda campanha é extremamente válida e esta que o Governo da Bahia lançou, aliando-se ao cenário futebolístico, com diversas transmissões ao vivo, deve ser replicada nos demais Estados do Brasil.

Considero uma abordagem transformadora, pois além de mostrar redes de apoio reais; reforçar que respeito e igualdade são aprendidos e praticados todos os dias; poderá vir a destacar histórias de superação. Ao invés de apenas expor a dor, esta Campanha poderá valorizar o protagonismo feminino, incentivar homens e mulheres a serem aliados, bem como promover a cultura do cuidado e da empatia. Expresso minhas felicitações aos gestores governamentais da Bahia e seus respectivos parceiros nesta Campanha.

 Fábio Tobias, presidente do ILPV.

 


Transmissão exclusiva da TVE
 

Foto: Gabriele Jessi/Irdeb



A partir deste sábado (10), a TVE, em parceria com a Federação Bahiana de Futebol (FBF), fará a transmissão exclusiva de todos os jogos do Campeonato Baiano de Futebol 2026 (o Baianão), agora também disponível no canal 222 das parabólicas digitais. As partidas poderão ser acompanhadas ainda pelo canal oficial da emissora no YouTube.


Os 10 clubes que estão na disputa pelo título da primeira divisão são:

  • Atlético de Alagoinhas;
  • Bahia;
  • Bahia de Feira;
  • Barcelona de Ilhéus;
  • Galícia;
  • Jacuipense;
  • Jequié;
  • Juazeirense;
  • Porto;
  • Vitória.


Fonte: Ascom/GOVBA

Sugestões de Pautas e Publicidades: focaeinforma@gmail.com ou +55 (85) 9 9435.0384 - WhatsApp.